Texto: familiar a qualquer pessoa (cotidiano, escola...)
Redija um texto
Expressões texto bem elaborado
Texto ruim, o redator
1ª consideração: o texto não é um aglomerado de frases. E, cada frase que o compõe não possui um significado autônomo.
Boa leitura --> levar em conta o contexto em que a passagem está inserida para não ser equivocada.
Contexto: unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor.
Frase encaixa-se no contexto do parágrafo
Parágrafo encaixa-se no contexto do capítulo
Capítulo encaixa-se no contexto da obra
2ª consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla.
Texto não é peça isolada, mas serve para marcar uma posição, participar de um debate social.
Pronunciamento --> qualquer texto, por mais objetivo e neutro que pareça, manifesta sempre um posicionamento frente a uma questão qualquer posta em debate.
--> Nunca pode basear-se em fragmentos isolados
Conclusão: boa leitura
-->Nunca pode deixar de apreender o pronunciamento contido
Afinal, o que é um texto?
É uma ocorrência linguística de sentido completo, mas, dentro disso, – e para elaborar qualquer texto – temos que ter em mente algo vital: todo e qualquer texto precisa estabelecer uma comunicação entre o produtor e o destinatário.
Em Bronckart (1999 p. 75) lê-se : “[...] chamamos de texto toda a unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente (do ponto de vista da ação ou da comunicação). Com relação ao texto empírico o autor diz:
[...] todo o texto empírico é o produto de uma ação de linguagem , é sua contraparte, seu correspondente verbal ou semiótico; todo o texto empírico é realizado por meio de empréstimo de um gênero e, portanto, sempre pertence a um gênero; entretanto todo texto empírico também procede de uma adaptação do gênero-modelo aos valores atribuídos pelo agente à sua situação de ação e, daí, além de apresentar as características comuns ao gênero, também apresenta propriedades singulares, que definem seu estilo particular. Por isso, a produção de cada novo texto empírico contribui para a transformação histórica permanente das representações sociais referentes não só aos gêneros de textos (intertextualidade), mas também à língua e às relações de pertinência entre textos e situações de ação.” (Bronckart 1999 p.108).
Redija um texto
Expressões texto bem elaborado
Texto ruim, o redator
1ª consideração: o texto não é um aglomerado de frases. E, cada frase que o compõe não possui um significado autônomo.
Boa leitura --> levar em conta o contexto em que a passagem está inserida para não ser equivocada.
Contexto: unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor.
Frase encaixa-se no contexto do parágrafo
Parágrafo encaixa-se no contexto do capítulo
Capítulo encaixa-se no contexto da obra
2ª consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla.
Texto não é peça isolada, mas serve para marcar uma posição, participar de um debate social.
Pronunciamento --> qualquer texto, por mais objetivo e neutro que pareça, manifesta sempre um posicionamento frente a uma questão qualquer posta em debate.
--> Nunca pode basear-se em fragmentos isolados
Conclusão: boa leitura
-->Nunca pode deixar de apreender o pronunciamento contido
Afinal, o que é um texto?
É uma ocorrência linguística de sentido completo, mas, dentro disso, – e para elaborar qualquer texto – temos que ter em mente algo vital: todo e qualquer texto precisa estabelecer uma comunicação entre o produtor e o destinatário.
Em Bronckart (1999 p. 75) lê-se : “[...] chamamos de texto toda a unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente (do ponto de vista da ação ou da comunicação). Com relação ao texto empírico o autor diz:
[...] todo o texto empírico é o produto de uma ação de linguagem , é sua contraparte, seu correspondente verbal ou semiótico; todo o texto empírico é realizado por meio de empréstimo de um gênero e, portanto, sempre pertence a um gênero; entretanto todo texto empírico também procede de uma adaptação do gênero-modelo aos valores atribuídos pelo agente à sua situação de ação e, daí, além de apresentar as características comuns ao gênero, também apresenta propriedades singulares, que definem seu estilo particular. Por isso, a produção de cada novo texto empírico contribui para a transformação histórica permanente das representações sociais referentes não só aos gêneros de textos (intertextualidade), mas também à língua e às relações de pertinência entre textos e situações de ação.” (Bronckart 1999 p.108).
Para ter um começo de construir texto é necessário a leitura é essencial a leitura aumenta a capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia.
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