Unidade temática
Todo texto deve apresentar apenas uma ideia predominante. Não importa o quanto complexo ou simples o texto possa ser, a partir do momento em que as ideias começam a misturar-se, o leitor sofre um lapso de entendimento imediato.
É impossível criar um texto que dê conta de tudo. Precisamos definir e desenvolver uma ideia central, caso contrário, o texto não passará de uma lista mais ou menos ordenada de pequenos dados quase sempre incompletos.
Exemplo de texto sem unidade temática
Eu
Meu nome é Aline. Tenho dezoito anos. Sou uma pessoa recatada diante de estranhos. Porém, quando estou em companhia de amigos, me sinto à vontade para expor minhas ideias. Sendo aberta somente com estes, com os demais mantenho certa discrição. Admiro a justiça e fico chocada ao ver alguém sendo desprezado.
Adoro me divertir: ir a festas, assistir filmes, escutar músicas, bater um papo saudável. Gosto também de ler e muitas vezes de ficar só, pensando na vida. Detesto depender de outros na realização de minhas tarefas. Outra coisa que me realiza é dar aulas para crianças porque, como todo ser humano, gosto de carinho, e elas são muito afetivas.
Exemplo de texto com unidade temática
O rio e a serpente
Meu nome é Semíramis Deusdedith. Quando era criança, morria de inveja das Marias. Achava injusto ter de carregar sozinha um nome tão grande e esquisito.
Mais tarde, já adolescente, comecei a pensar que talvez ele encerrasse uma espécie de presságio. Quem sabe eu não seria um dia, também, uma grande mulher? Comecei, então, a sonhar em tornar-me uma mistura bombástica de mulheres como Jane Fonda, Simone de Beauvoir e Leila Diniz. Aceitava o convite de John Lennon para imaginar um mundo diferente e adorava-me assim, na primeira linha, entre aqueles que lutariam pela vida e os direitos humanos.
Hoje, encontro-me demasiado ocupada procurando cumprir a difícil tarefa de ser eu mesma. De forma que o projeto de mulher do século ficou para, quem sabe, uma próxima encarnação. Minhas contradições são idas e vindas através das quais vou, aos poucos, transformando-me numa pessoa inteira. Acredito no questionamento dos valores estabelecidos, na irreverência criativa e que o pensamento lúcido seja, não só revolucionário, mas também a chave da autonomia.
Neste ano completo meu trigésimo aniversário. Sou uma mulher comum, uma mulher do meu tempo. Meu nome? Acho-o simplesmente sibilante como uma serpente e longo feito um rio.
Concretude
A falta de concretude é caracterizada pelo uso de lugares-comuns, noções confusas, expressões vagas e genéricas. Falando de coisas específicas, de particularidades, de diferenças, explicando fatos, ações, dando exemplos, pequenos relatos de situações ocorridas, ilustrações, analogias e comparações, obtemos um texto com concretude.
Objetividade
Talvez a principal qualidade de um texto. Ser objetivo significa ir direto ao ponto, apresentar as ideias claramente de forma que o leitor possa entender o mais rápido possível, sem distrações.
Um detalhe importante que deve ser observado é que ser objetivo não significa ser “curto”. Veja:
Um homem forte entrou na sala
diz muito menos do que:
Um homem entrou. Segurava uma bengala e, por alguma razão, quebrou-a ao meio como se fosse um pequeno galho de árvore.
O texto precisa apresentar uma questão, convidar o leitor a ajudar a solucioná-la e, ao mesmo tempo, percorrer os caminhos que podem levar a essa solução.
É preciso que o texto considere o tema como um problema a ser resolvido, ou pelo menos, equacionado, com um questionamento que possa afetar o leitor, agradando-o ou não.
Critérios para produção / avaliação de texto –
O texto apresenta unidade temática?
-A quantidade de informações é suficiente?
-As informações estão ordenadas em uma sequência lógica e clara?
-Não há informações que entram em contradição com o real?
-O vocabulário empregado está adequado aos leitores?
-Não há desvios da língua padrão?
-A pontuação está bem empregada?
-O título corresponde ao texto?
- O texto tem boa apresentação: legibilidade, limpeza, respeito às margens?
Todo texto deve apresentar apenas uma ideia predominante. Não importa o quanto complexo ou simples o texto possa ser, a partir do momento em que as ideias começam a misturar-se, o leitor sofre um lapso de entendimento imediato.
É impossível criar um texto que dê conta de tudo. Precisamos definir e desenvolver uma ideia central, caso contrário, o texto não passará de uma lista mais ou menos ordenada de pequenos dados quase sempre incompletos.
Exemplo de texto sem unidade temática
Eu
Meu nome é Aline. Tenho dezoito anos. Sou uma pessoa recatada diante de estranhos. Porém, quando estou em companhia de amigos, me sinto à vontade para expor minhas ideias. Sendo aberta somente com estes, com os demais mantenho certa discrição. Admiro a justiça e fico chocada ao ver alguém sendo desprezado.
Adoro me divertir: ir a festas, assistir filmes, escutar músicas, bater um papo saudável. Gosto também de ler e muitas vezes de ficar só, pensando na vida. Detesto depender de outros na realização de minhas tarefas. Outra coisa que me realiza é dar aulas para crianças porque, como todo ser humano, gosto de carinho, e elas são muito afetivas.
Exemplo de texto com unidade temática
O rio e a serpente
Meu nome é Semíramis Deusdedith. Quando era criança, morria de inveja das Marias. Achava injusto ter de carregar sozinha um nome tão grande e esquisito.
Mais tarde, já adolescente, comecei a pensar que talvez ele encerrasse uma espécie de presságio. Quem sabe eu não seria um dia, também, uma grande mulher? Comecei, então, a sonhar em tornar-me uma mistura bombástica de mulheres como Jane Fonda, Simone de Beauvoir e Leila Diniz. Aceitava o convite de John Lennon para imaginar um mundo diferente e adorava-me assim, na primeira linha, entre aqueles que lutariam pela vida e os direitos humanos.
Hoje, encontro-me demasiado ocupada procurando cumprir a difícil tarefa de ser eu mesma. De forma que o projeto de mulher do século ficou para, quem sabe, uma próxima encarnação. Minhas contradições são idas e vindas através das quais vou, aos poucos, transformando-me numa pessoa inteira. Acredito no questionamento dos valores estabelecidos, na irreverência criativa e que o pensamento lúcido seja, não só revolucionário, mas também a chave da autonomia.
Neste ano completo meu trigésimo aniversário. Sou uma mulher comum, uma mulher do meu tempo. Meu nome? Acho-o simplesmente sibilante como uma serpente e longo feito um rio.
Concretude
A falta de concretude é caracterizada pelo uso de lugares-comuns, noções confusas, expressões vagas e genéricas. Falando de coisas específicas, de particularidades, de diferenças, explicando fatos, ações, dando exemplos, pequenos relatos de situações ocorridas, ilustrações, analogias e comparações, obtemos um texto com concretude.
Objetividade
Talvez a principal qualidade de um texto. Ser objetivo significa ir direto ao ponto, apresentar as ideias claramente de forma que o leitor possa entender o mais rápido possível, sem distrações.
Um detalhe importante que deve ser observado é que ser objetivo não significa ser “curto”. Veja:
Um homem forte entrou na sala
diz muito menos do que:
Um homem entrou. Segurava uma bengala e, por alguma razão, quebrou-a ao meio como se fosse um pequeno galho de árvore.
O texto precisa apresentar uma questão, convidar o leitor a ajudar a solucioná-la e, ao mesmo tempo, percorrer os caminhos que podem levar a essa solução.
É preciso que o texto considere o tema como um problema a ser resolvido, ou pelo menos, equacionado, com um questionamento que possa afetar o leitor, agradando-o ou não.
Critérios para produção / avaliação de texto –
O texto apresenta unidade temática?
-A quantidade de informações é suficiente?
-As informações estão ordenadas em uma sequência lógica e clara?
-Não há informações que entram em contradição com o real?
-O vocabulário empregado está adequado aos leitores?
-Não há desvios da língua padrão?
-A pontuação está bem empregada?
-O título corresponde ao texto?
- O texto tem boa apresentação: legibilidade, limpeza, respeito às margens?
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