Pular para o conteúdo principal

A Leitura como cura

Contar e ouvir histórias são atividades das mais antigas do homem. Difícil é encontrar uma pessoa que não se interessa, não deixa envolver-se intensamente pelo desenrolar de uma história bem contada. Estas atividades passam a ser compreendidas como um jogo em que se têm um ritual de pegar um livro, narrar uma história, desenvolver um enredo, procurar estratégias (como movimentos, entonação de voz, mudança de fisionomia...) para atrair o interlocutor em um momento único de prazer e esquecimento da vida cotidiano.
Há um célebre exemplo na literatura mundial em que, durante mil e uma noites, Xerazade, se salva da morte e conquista o coração do sultão, contando histórias. Ela usa uma bela estratégia para o seu jogo: interrompia a história em momentos tidos como suspense, a fim de motivar a curiosidade do sultão.
Nesse intercâmbio em que alguém fala e outro alguém deixa a imaginação fluir, surge a idéia de trabalhar a literatura infantil brasileira como ajuda na cura. Sabe-se que o homem se move entre palavras, ora fortalecendo, ora atenuando o seu dia-a-dia. E é essa a proposta desse trabalho: aliviar momentos de angústia e, se possível, de dor às crianças que estejam internadas ou momentaneamente retidas em alas hospitalares.
Acredita-se que diante do poder criador e imaginativo que a literatura infantil proporciona, pode-se substituir objetos de conflito por objetos de prazer e assim compensar o sofrimento pelo qual a criança esteja passando.
O caminho a ser percorrido começa com uma análise cuidadosa da produção literária infantil brasileira, em circulação desde o fim do século passado. Depois, agrupar os textos em grandes ciclos, delineados de acordo com a situação em que se trabalhará com a criança, por exemplo, textos longos para crianças que ficarão internadas, textos curtos para as que estão apenas esperando um atendimento ou fazendo um tratamento breve... Serão privilegiados os internamentos, pois a proposta é auxiliar a evolução do quadro clínico de forma a acelerar a recuperação infantil.
Como estratégia para chamar a atenção da criança, o fenômeno lúdico se apoiará nas mais diversas formas. É o caso, por exemplo, da ilustração. Se se acreditar na qualidade e valor dos desenhos como elementos para reforçar a história, fica evidente a importância da ilustração nas obras a eles dirigidas.
Um segundo objetivo deste trabalho, é despertar a atração pela leitura. O livro pode exercer uma experiência benigna a ponto de criar hoje pequenos leitores e, amanhã adolescentes com hábito de ler por prazer e não por imposição da escola.
Também é considerada a possibilidade da realização desse projeto com a ajuda de acadêmicos do curso de letras, dentro da disciplina de literatura infantil, fornecendo assim uma nova forma de se estudar e utilizar essa literatura. Pois, o próprio Monteiro Lobato, em Reinações de Narizinho, mostra o desgosto em que está Dona Carochinha sobre os personagens das histórias: “(...) tenho notado que muitos dos personagens das minhas histórias já andam aborrecidos de viverem toda a vida presos dentro delas. Querem novidades. Falam de correr o mundo a fim de se meterem em novas aventuras (...) Andam todos revoltados, dando-me um trabalhão para contê-los.”
Seria essa uma forma de conter e evitar uma “fuga em massa”, resgatando assim o valor inimitável da literatura infantil brasileira?
Fica aqui a proposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Unioeste - Comentário interpretativo/crítico

Como escrever um comentário interpretativo-crítico? Primeiramente devemos considerar as partes que compõem o gênero: Comentar significa escrever sobre algo que se leu, interpretar é retirar a ideia base e o tema do texto original e criticar é analisar baseado em argumentos sobre a temática. É de bom tom que se faça um apresentação inicial do texto-base ou charge (comum na Unioeste), introduzir o tema para situar o leitor, após a introdução, escreve-se dois parágrafos de argumentos que sustentem a problemática apontada no texto, de que forma o autor tratou o tema, é relevante para a sociedade? Na conclusão aponta-se caminhos para a solução e reflexões pessoais fundamentadas. Neste gênero, diferentemente do artigo de opinião, o tema não está claro e precisa ser interpretado pelo comentarista. Deve-se levar em consideração as seguintes perguntas: i) O que é que o texto diz? ii)Como o texto diz? iii) O que o texto me diz? Faça uma análise crítica inicial do texto base, apresente-o ao leit

Modelo de comentário crítico - interpretativo UNIOESTE ( A proposta base era uma Charge que questionava o preconceito)

Lembrando que este é um exemplo meramente ilustrativo de como escrever e tecer comentários ou posicionamentos sobre determinado assunto que a banca nos oferece. A temática retratada em charges e tiras muitas vezes retrata a realidade social em que vivemos, quando se trata de conceitos como “raça”, “etnia” ou credo, tudo se complica, é o que nos apresenta Alexandre Beck. Muito se fala sobre a discriminação racial no Brasil, mas o que é e até onde se pode considerar como preconceito? Essa é a pergunta que muitos fazem, mas quase ninguém tem uma resposta plausível ou, no mínimo, interessante. A verdade é que esse é um assunto muito sério e deve ser discutido. Chegamos a uma época em que a pseudodemocratização vem perdendo forças para um início de ditadura legislativa, ou seja, uma ditadura em que se começa com a própria lei. O nosso ilustríssimo ex-presidente Lula aprovou uma lei que garante o encarceramento de uma pessoa que ofende ou discrimina a condição racial de outra pessoa, se e

Texto e Contexto: O que precisamos saber

Texto: familiar a qualquer pessoa (cotidiano, escola...) Redija um texto Expressões texto bem elaborado Texto ruim, o redator 1ª consideração: o texto não é um aglomerado de frases. E, cada frase que o compõe não possui um significado autônomo. Boa leitura --> levar em conta o contexto em que a passagem está inserida para não ser equivocada. Contexto: unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor. Frase encaixa-se no contexto do parágrafo Parágrafo encaixa-se no contexto do capítulo Capítulo encaixa-se no contexto da obra 2ª consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla. Texto não é peça isolada, mas serve para marcar uma posição, participar de um debate social. Pronunciamento --> qualquer texto, por mais objetivo e neutro que pareça, manifesta sempre um posicionamento frente a uma questão qualquer posta em debate. --> Nunca pode basear-se em fragmentos isolados Conclusão: boa leitura