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Pontuação, esteja atento!

Os sinais de pontuação têm por finalidade:
•assinalar pausas e inflexões de voz;
• separar palavras, expressões e orações que devam ser destacadas;
• esclarecer o sentido da frase, afastando qualquer ambigüidade.

VÍRGULA
Considere a ordem direta da frase:

Sujeito – verbo – complementos – adj. adverbial

“Os médicos da Antiguidade usavam o kiwi para rejuvenescer o corpo humano”

ERROS quando a ordem é direta:
• Vírgula entre sujeito e predicado:
Ex: O supervisor, distribuiu a tarefa.

• Vírgula entre o verbo e seus complementos:
Ex: As paixões que governaram, a vida do autor...

• Vírgula entre o nome e o complemento nominal ou adjunto adnominal:
Ex: A extração, do dente foi dolorosa.

Emprego da vírgula no interior da oração:
• Para separar elementos que exercem a mesma função sintática:
“O ídolo se destaca no gramado, na pista, na quadra.”

“... o desejo imenso do amor, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade.”


Isolar o aposto, ou qualquer elemento de valor explicativo:
• O advogado do jornalista, João da Silva, requereu ontem ao STF a revogação da prisão temporária de seu cliente.
• O advogado do jornalista João da Silva requereu ontem ao STF a revogação da prisão temporária de seu cliente.
• “O começo da elaboração crítica é a consciência do que realmente somos, quer dizer, um conhece-te...”


Isolar o vocativo:
• Por favor, Ricardo, desligue já esse
telefone!
• Moço, sertanejo não se doma no brejo.


Isolar um adjunto adverbial antecipado:
• Lá no sertão, as noites são escuras e perigosas.
• Ontem à noite, fomos jantar fora.


Isolar elementos repetidos:
• Ficou branquinha, branquinha.
Com os desgostos humanos. (O. BILAC)

Isolar, nas datas, o nome do lugar:
• Cascavel, 14 de dezembro de 2006.


Isolar os adjuntos adverbiais:
• “Há, hoje, cerca de meio milhão de mulheres a mais do que homens nos campi do Brasil.”


Isolar as orações coordenadas, exceto as introduzidas pela conjunção e:
• “É verdade que as mulheres ainda são minoria na docência da educação superior, mas a sua participação cresce a cada ano num ritmo 5%...”
• Levantava-me, passeava, tamborilava nos vidros das janelas, assobiava. (M. De Assis)

Vírgula em orações coordenadas unidas pela conjunção e:
 quando têm sujeito diferentes:
• Uma mão lava a outra, e a poluição suja as duas.

 quando “e” equivale a “mas”
• Alguns políticos prometem, e não cumprem.

 quando forma polissíndeto:
• E fala, e resmunga, e chora, e pede socorro.

 antes das expressões E NEM, E NEM AO MENOS, E NEM SEQUER.
• Ela chegou, e nem quis saber de nós.


Para indicar a elipse de um elemento da oração:
• “...a partir da quinta série do ensino fundamental, passando pelo ensino médio, graduação e pós-graduação.”
• João derrotou José. Lucas, Manoel.


Após uma saudação em correspondência:
Respeitosamente,


Para separar o paralelismo de provérbios:
• Ladrão de tostão, ladrão de milhão.


Isolar as orações intercaladas e orações subordinadas adjetivas explicativas:
• “Se o alienista tem razão, disse eu comigo, não ...”
• Vidas Secas, que é um romance contemporâneo, foi escrito por Graciliano Ramos.

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