Relato pessoal é um gênero cobrado em vestibulares. Relatar é contar algo, um acontecimento importante que servirá de exemplo para alguém, aconteceu com você ou você presenciou, por isso é pessoal. O fato é o elemento chave, pois desta forma através de seu "depoimento" sobre o fato ocorrido, o leitor se sensibilizará e aproveitará a lição recebida. Verbos no passado e 1ª pessoa.Subjetivo e baseado nas emoções de quem relata. Perfis de personagens superficiais. Deve ser algo que poderá ocorrer na realidade. A Narração é um gênero de cunho fictício, com elementos imaginários, podendo ser escrito em 3ª pessoa, com perfis de profundidade psicológica e física aprofundados e tempo marcado.O objetivo é contar uma história e não um fato ocorrido, e pode ser narrado no presente ou no passado.Não tem objetivo de servir de exemplo. Pode ter discurso direto(falas)
Ex. Relato:"A família da minha mãe é Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar uma nova vida.
Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, desde seis anos de idade que maior prazer sempre foi desenhar, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque.
Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito, fiquei interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos pais em relação a isso, meu pai era um desenhista, desenhava muito bem, a minha mãe, ela bordava, costurava e também tinha muito talento para desenho, eles sempre foram muito ligados a essa parte artística.”
Ex. Narração: •Magro, meão na altura, dum moreno doentio abria admiravelmente os olhos molhados de tristeza e calmos como um bálsamo. Barba dura sem trato. Os lábios emoldurados no crespo dos cabelos moviam como se rezassem. O ombro direito mais baixo que o outro parecia suportar forte peso e quem lhe visse as costas das mãos notara duas cicatrizes como feitas por bala. Fraque escuro, bastante velho. Chapéu gasto, de um negro oscilante. (Mário de Andrade)
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/portugues/narracao-teorias-e-textos
Como escrever um comentário interpretativo-crítico? Primeiramente devemos considerar as partes que compõem o gênero: Comentar significa escrever sobre algo que se leu, interpretar é retirar a ideia base e o tema do texto original e criticar é analisar baseado em argumentos sobre a temática. É de bom tom que se faça um apresentação inicial do texto-base ou charge (comum na Unioeste), introduzir o tema para situar o leitor, após a introdução, escreve-se dois parágrafos de argumentos que sustentem a problemática apontada no texto, de que forma o autor tratou o tema, é relevante para a sociedade? Na conclusão aponta-se caminhos para a solução e reflexões pessoais fundamentadas. Neste gênero, diferentemente do artigo de opinião, o tema não está claro e precisa ser interpretado pelo comentarista. Deve-se levar em consideração as seguintes perguntas: i) O que é que o texto diz? ii)Como o texto diz? iii) O que o texto me diz? Faça uma análise crítica inicial do texto base, apresente-o ao leit
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