Muitos alunos me perguntam como desenvolver um texto com argumentos válidos. Aqui vai uma dica preciosa: Monte um brainstorming! Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. Ao analisar o tema da redação você deve elencar todas as ideias, exemplos, fatos, livros, filmes, personalidades, eventos e a importância de dissertar sobre o tema.
Ex : A persistência da violência contra a mulher no Brasil.
Tema gerador: Mulher --- violência -----persistência
Ex: Marta ( esporte) , Maju(negra e bancada JN),Lei do feminicídio, Lei Maria da penha, Sociedade patriarcal, Dilma (política), Caso Mariele ( violência e feminismo), Eliza Samudio ( violência - Goleiro Bruno), Frida Khalo, Dia Internacional das Mulheres e assim por diante. Coloque tudo que lembrar sobre o tema gerador e seus desdobramentos, depois você escolhe os principais e mais relevantes e que de preferência tenham ligação um com o outro e deem progressão ao texto.
Se você por exemplo for escrever sobre violências, evite misturar ou ampliar muitos elementos. Ex: violência feminina, de trânsito e no futebol. Esses elementos não se combinam e sua redação ficará superficial.
Como escrever um comentário interpretativo-crítico? Primeiramente devemos considerar as partes que compõem o gênero: Comentar significa escrever sobre algo que se leu, interpretar é retirar a ideia base e o tema do texto original e criticar é analisar baseado em argumentos sobre a temática. É de bom tom que se faça um apresentação inicial do texto-base ou charge (comum na Unioeste), introduzir o tema para situar o leitor, após a introdução, escreve-se dois parágrafos de argumentos que sustentem a problemática apontada no texto, de que forma o autor tratou o tema, é relevante para a sociedade? Na conclusão aponta-se caminhos para a solução e reflexões pessoais fundamentadas. Neste gênero, diferentemente do artigo de opinião, o tema não está claro e precisa ser interpretado pelo comentarista. Deve-se levar em consideração as seguintes perguntas: i) O que é que o texto diz? ii)Como o texto diz? iii) O que o texto me diz? Faça uma análise crítica inicial do texto base, apresente-o ao leit
Comentários
Postar um comentário