A dica de hoje é para quem está preocupado com o Enem.
Não é obrigatório o uso de título no Enem!
Parágrafos devem ser com dois períodos e todos introduzidos por conectores e não devem ter menos de 3 linhas escritas.
Seu texto não deve ter cópia dos textos motivadores, use paráfrases, mas jamais copie!!! As linhas copiadas são desconsideradas e seu texto pode ser zerado se sobrarem menos de 7 linhas escritas por você, ou seu texto ficará tão restrito que sua nota despencará. Use seus conhecimentos acerca do tema, dê exemplos concretos, aqueles que você lê em revistas, vê nos jornais, ouve nas rádios, filmes, livros, cite-os!!!
Exemplo: **Os casos de violência contra as crianças aumentam assustadoramente a cada ano, podemos citar os casos da menina Isabela Nardoni e do menino Bernardo, mortos por seus responsáveis.
**O livro "Segredo segredíssimo" aborda um tema muito discutido em nossa sociedade, a autora toca delicadamente – mas com firmeza – na questão do abuso infantil. Não é a toa que BANCA espera que o candidato use seus conhecimentos e experiências adquiridas durante sua formação.
Não tenha medo, use o brainstorming e mãos a obra!
Proposta de intervenção deve ter os cinco elementos : Quem? O quê? Como? Informação adicional e efeito futuro.
Como escrever um comentário interpretativo-crítico? Primeiramente devemos considerar as partes que compõem o gênero: Comentar significa escrever sobre algo que se leu, interpretar é retirar a ideia base e o tema do texto original e criticar é analisar baseado em argumentos sobre a temática. É de bom tom que se faça um apresentação inicial do texto-base ou charge (comum na Unioeste), introduzir o tema para situar o leitor, após a introdução, escreve-se dois parágrafos de argumentos que sustentem a problemática apontada no texto, de que forma o autor tratou o tema, é relevante para a sociedade? Na conclusão aponta-se caminhos para a solução e reflexões pessoais fundamentadas. Neste gênero, diferentemente do artigo de opinião, o tema não está claro e precisa ser interpretado pelo comentarista. Deve-se levar em consideração as seguintes perguntas: i) O que é que o texto diz? ii)Como o texto diz? iii) O que o texto me diz? Faça uma análise crítica inicial do texto base, apresente-o ao leit
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