Macarrão levou Eliza Samudio para ser morta por amar Bruno, diz advogado do goleiro
.O título jornalístico acima bem ilustra um defeito de construção sintática conhecido como “ambiguidade”. Dada a sua estrutura, o texto permite duas leituras.
Vamos entender por que isso ocorre: observe que a oração infinitiva “por amar Bruno”, de caráter adverbial (exprime a causa de algo), pode modificar qualquer uma das duas formas verbais mencionadas anteriormente (“levou” ou “ser morta”).
Em outras palavras, ou Macarrão levou Eliza Samudio ao local em que seria morta porque ele amava Bruno, ou Eliza Samudio foi morta por amar Bruno. Na prática, fica a pergunta: quem amava Bruno?
Independentemente de quem amasse mais o goleiro Bruno, o fato é que a leitura da notícia nos permite compreender que o rapaz que atende pelo apelido de “Macarrão” era quem amava o goleiro e, em razão desse sentimento, na versão do referido advogado, levou Eliza ao local onde seria morta.
Para que o leitor compreendesse o inusitado argumento do advogado já na primeira leitura, bastaria ao redator mudar a posição da oração infinitiva. Posta no início do período, imediatamente antes do sujeito representado por “Macarrão”, a oração só poderia referir-se à ação praticada por ele. Assim:
Como escrever um comentário interpretativo-crítico? Primeiramente devemos considerar as partes que compõem o gênero: Comentar significa escrever sobre algo que se leu, interpretar é retirar a ideia base e o tema do texto original e criticar é analisar baseado em argumentos sobre a temática. É de bom tom que se faça um apresentação inicial do texto-base ou charge (comum na Unioeste), introduzir o tema para situar o leitor, após a introdução, escreve-se dois parágrafos de argumentos que sustentem a problemática apontada no texto, de que forma o autor tratou o tema, é relevante para a sociedade? Na conclusão aponta-se caminhos para a solução e reflexões pessoais fundamentadas. Neste gênero, diferentemente do artigo de opinião, o tema não está claro e precisa ser interpretado pelo comentarista. Deve-se levar em consideração as seguintes perguntas: i) O que é que o texto diz? ii)Como o texto diz? iii) O que o texto me diz? Faça uma análise crítica inicial do texto base, apresente-o ao leit
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